Com tantos modelos de pneus no mercao, a escolha do mesmo para competir e treinar é cada vez mais difícil. Algumas variáveis a ter em conta: resistência ao furo, resistência de rolamento da superfície e, claro, preço.

O site bicycle rolling resistance faz um estudo regular dos principais modelos no mercado e disponibiliza essa informacao de forma útil e actualizada na tabela publicada em baixo. Podem filtrar a mesma pela coluna que mais vos interessar na compra:

  • A resistência ao furo tem dois lados: a resistência da superficie do pneu que está em contacto permanente (ou assim se espera) com a estrada; e as paredes laterais do mesmo que apesar de não ser de tão grande importância numa situação normal de rolamento em estrada limpa, pode salvar-nos de um furo em terrenos mais irregulares ou com lixo. Neste campo, um valor superior revela uma melhor durabilidade.
  • A resistência de rolamento do pneu (RR) é medida em watts e é a resistência de contacto entre a superficie do pneu e a estrada, resistência essa que temos de superar para rolar. Em qualquer pneu a pressão (em psi) a que enchemos o mesmo, aumenta ou diminiu a superficie de contacto com a estrada e portanto foram testados diferentes psi para cada modelo. Um valor menor neste campo traduz-se num valor inferior de watts despendidos aa superar a resistência ao rolamento.
  • O campo pontos, é uma avaliação global do pneu em termos de resistência ao furo e resistência de rolamento.

Ter em atenção que alguns outros factores podem alterar a resistência de rolamento de um pneu, nomeadamente:

  • O peso do ciclista
  • O selante usado (no caso de tubeless)
  • A câmarade ar usada (no caso dos clinchers)
  • A qualidade da colagem (no caso dos tubulares)

 

À data deste artigo, assume-se portanto que os pneus mais “rápidos” actualmente no mercado são:

  1. Vittoria Corsa Speed (Open TLR) 23mm – 7.7 watts de RR a 120psi (Clincher)
  2. Continental GP5000 TL 25mm – 8.3 watts de RR a 120psi (Tubeless)
  3. Vittoria Corsa Speed (Tubular) 23mm 9.1 watts de RR a 120psi (Tubular)
  4. Continental TT 25mm – 9.9 watts de RR a 120psi (Clincher)
  5. Continental GP5000 25mm – 10.0 watts de RR a 120psi (Clincher)

 

MarcaModeloAno PreçoLargura (mm)Peso (gr)RR 120 psiRR 100psiRR 80psiRR 60psiTeste de Furo (Superfície/Parede)Espessura (mm) (Superfície/Parede)Pontos
VittoriaCorsa Speed (open TLR)2016Alto232257.78.39.210.98 / 51.7 / 0.855 / 5
ContinentalGrand Prix 5000 TL2018Alto252958.38.99.911.610 / 62.8 / 0.955 / 5
VittoriaCorsa Speed (tubular)2017Alto232099.19.911.112.78 / 31.5 / 0.455 / 5
ContinentalGrand Prix TT2016Alto251959.910.511.813.98 / 41.9 / 0.455 / 5
ContinentalGrand Prix 50002018Alto2522110.010.712.114.210 / 42.8 / 0.555 / 5
HutchinsonFusion 5 Galactik TL2017Alto2528810.111.012.314.69 / 52.5 / 1.055 / 5
SpecializedTurbo Cotton2016Alto2422410.111.112.515.09 / 42.1 / 0.755 / 5
PirelliP Zero Velo TT2017Alto2316310.211.012.214.67 / 41.7 / 0.605 / 5
ContinentalGrand Prix SuperSonic2017Alto2317910.211.012.515.07 / 51.9 / 0.504 / 5
ContinentalGrand Prix 4000 RS2018Alto2520510.511.012.314.49 / 42.3 / 0.555 / 5
MichelinPower Competition2016Alto2521210.911.813.616.611 / 32.6 / 0.505 / 5
SchwalbePro One Tubeless2016Alto2525711.011.612.814.811 / 62.3 / 0.905 / 5
ContinentalGrand Prix Force II2016Alto2419611.011.613.416.39 / 42.3 / 0.504 / 5
BontragerR4 3202016Multo Alto2522611.512.213.916.410 / 42.2 / 0.804 / 5
ZippTangente Speed2017Alto2519011.612.514.617.37 / 32.1 / 0.454 / 5
MavicYksion Pro UST Tubeless2018Alto2525611.712.213.315.410 / 62.8 / 1.105 / 5
ContinentalGrand Prix Attack II2016Alto2218211.712.714.617.99 / 42.2 / 0.454 / 5
SchwalbeOne Tubeless2014Alto2534411.812.513.816.312 / 82.9 / 1.204 / 5
VittoriaRubino Pro Speed2016Alto2520611.912.614.317.48 / 32.3 / 0.504 / 5
ContinentalGrand Prix 4000S II2014Alto2521512.212.913.715.511 / 52.9 / 0.555 / 5
VittoriaCorsa G+ (open)2016Alto2525512.212.914.116.311 / 52.4 / 0.755 / 5
SchwalbeOne V-Guard2014Alto2524312.312.814.016.612 / 42.9 / 0.505 / 5
VittoriaCorsa G+ (tubular)2016Muito Alto2528112.312.814.116.411 / 32.3 / 0.655 / 5
PirelliP Zero Velo2017Alto2521012.513.214.617.212 / 42.6 / 0.605 / 5
SchwalbeIronman Tubeless2015Alto2433612.913.514.516.613 / 83.2 / 1.203 / 5
VittoriaCorsa Elite (tubular)2017Alto2529812.913.615.418.112 / 32.4 / 0.604 / 5
VittoriaOpen Corsa CX III2014Alto2523713.013.614.816.912 / N/4 / 5
HutchinsonFusion 5 Performance TL2017Alto2532313.114.015.817.811 / 73.0 / 1.305 / 5
MaxxisPadrone Tubeless Ready2018Alto2526413.114.015.819.312 / 52.6 / 0.904 / 5
ChallengeStrada Pro2017Alto2525413.414.015.317.911 / 32.3 / 1.003 / 5
VeloflexCorsa2016Alto2520013.414.015.818.212 / 42.1 / 0.754 / 5
VittoriaRubino Pro III2014Med2523813.414.016.018.612 / 73.2 / 0.554 / 5
SpecializedS-Works Turbo2016Alto2521513.414.416.319.610 / 42.8 / 0.503 / 5
PanaracerRace L Evo 32018Alto2519913.914.616.419.014 / 62.2 / 0.504 / 5
ContinentalGrand Prix2014Med2523914.014.515.918.513 / N/4 / 5
SchwalbeUltremo ZX2014Med2522914.115.016.319.512 / N/2 / 5
MichelinPro 4 Endurance v22015Alto2524514.214.916.319.115 / 82.9 / 0.905 / 5
ContinentalCompetition (tubular)2016Muito Alto2528514.215.316.518.711 / 42.5 / 0.553 / 5
ContinentalUltra Sport II2015Baixo2526714.314.816.418.910 / 43.0 / 0.703 / 5
HutchinsonFusion 5 All Season TL2017Alto2533514.315.216.819.110 / 73.3 / 1.304 / 5
MichelinPower Endurance2016Alto2523514.515.617.921.213 / 52.8 / 0.603 / 5
PirelliP Zero Velo 4S2017Alto2522014.715.917.620.213 / 52.9 / 0.655 / 5
VittoriaRubino Pro G+2016Med2524814.816.018.222.312 / 53.0 / 0.553 / 5
MichelinPro 4 Service Course2014Med2522214.916.017.620.115 / 62.9 / 0.554 / 5
MavicYksion Elite2018Alto2522615.016.117.921.69 / 43.0 / 0.652 / 5
ZippTangente Course2017Alto2521515.316.718.922.712 / 52.7 / 0.653 / 5
MichelinKrylion 2 Endurance2017Med2526115.416.317.921.014 / 73.0 / 0.854 / 5
PirelliCinturato Velo TLR2018Alto2630615.616.618.722.320 / 73.7 / 0.955 / 5
VittoriaCorsa Control G+ (open)2018Alto2526015.616.718.121.112 / 52.6 / 0.854 / 5
VittoriaZaffiro Slick2015Baixo2539815.717.120.124.410 / 43.6 / 0.852 / 5
MichelinLithion 22015Med2526815.916.718.722.012 / 43.0 / 0.553 / 5
SchwalbePro One HT (tubular)2017Muito Alto2530316.117.419.121.610 / 32.6 / 0.452 / 5
PanaracerRace A Evo 32018Alto2524716.417.119.022.116 / 92.7 / 0.804 / 5
VittoriaRubino Pro Control2016Med2529716.917.720.625.012 / 63.3 / 1.053 / 5
ClementStrada LGG2017Alto2522516.917.920.023.214 / 33.3 / 0.502 / 5
ContinentalGrand Prix 4 Season2015Alto2521517.218.119.822.517 / 72.7 / 0.704 / 5
MichelinDynamic Sport2015Baixo2530417.318.119.523.28 / 43.2 / 0.702 / 5
PanaracerRace D Evo 32018Alto2524917.418.620.723.916 / 83.1 / 0.803 / 5
SchwalbeDurano2015Med2525118.018.821.024.715 / 43.6 / 0.603 / 5
VredesteinFortezza Senso All Weather2015Med2523418.019.721.824.613 / 43.2 / 0.552 / 5
ContinentalGatorskin2015Alto2525519.320.222.026.218 / 73.2 / 0.703 / 5
ContinentalGator Hardshell2019Alto2527319.520.523.127.420 / 83.7 / 1.003 / 5
SchwalbeDurano Plus2017Med2540019.720.722.926.415 / 74.8 / 1.503 / 5
MichelinPower All Season2016Alto2527521.322.724.527.814 / 63.3 / 0.852 / 5
SchwalbeLugano2015Baixo2527521.922.624.428.414 / 43.5 / 0.651 / 5
Sobre o autor:
Pedro Gomes

Pedro Gomes

Atleta profissional de Triatlo

Atleta profissional de Triatlo focado na distância IRONMAN™ e a competir no circuito mundial da distância promovido pela World Triathlon Corporation. Treinador pessoal de triatlo, formado pela QT2 Systems e Ironman U™,

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