Onde treinar em Portugal?

Um guia prático do nosso país

Introdução

Onde nadar, pedalar e correr? Se arranjar tempo para praticar esta modalidade é um desafio, encontrar piscinas, rotas e caminhos para ‘bater’ perna (e braço!) acaba por ser um limitador da urgência.

A nossa ambição é do tamanho dos nossos sonhos mas o lema dos eventos Ironman é ‘Anything is Possible” e queremos tornar esta página num directório de infraestruturas disponíveis para nadar, percursos para pedalar em segurança e caminhos para explorar nas vossas próximas corridas.

Sabemos que sozinhos não vamos conseguir e por isso precisamos do vosso ‘input’!

Frequentas uma piscina de acesso público que não consta da lista, tens um percurso novo e seguro para pedalar ou um caminho pouco explorado para correr? Então, por favor  utiliza o seguinte formulário.

Requisitos para infraestruturas:

PISCINAS / ZONAS PARA NADAR

Um plano de água seguro para nadar, indoor ou outdoor, tamanho min. 25 metros de comprimento, com acesso público, excepto piscinas municipais. Consultem em baixo espaços que se possam incluir nos filtros existentes

PERCURSOS DE CICLISMO

Percursos para pedalar em segurança. Gostariamos de ter pelo menos uma opção para cada cidade. Aceitamos sugestões de voltas entre 30 e 90km, com ou sem montanha, e percursos com um ficheiro Strava. Incluam o link para a vossa actividade no email de contacto.

Adicionalmente, caso saibam de um grupo de treino aberto ao público e maioritariamente composto por triatletas, por favor queiram incluir na vossa sugestão.

CAMINHOS PARA CORRER

Sendo a corrida o desporto mais prático, vamos tentar reunir apenas grupos de corrida abertos ao público. Vejam exemplos em baixo.

Piscinas / Águas abertas

Onde pode nadar e provavelmente encontrar outros triatletas!

ZonaPovoaçãoNomeMoradaComprimentoIn/OutChegar e Nadar?*Preço (€) **Sazonalidade
CentroOeirasPiscina Oceânica de OeirasEstrada Marginal-Praia da Torre33 metrosOutdoorSim7,00Junho - Setembro
CentroCaxiasPraia de CaxiasAvenida da MarginalMarOutdoorSimn/aTodo o Ano
CentroOeirasComplexo de Piscinas do JamorEstádio Nacional Jamor50 metros
IndoorSim6,20Todo o Ano
CentroLisboaPiscina do EULEstádio Universitário de Lisboa50 metrosIndoorNão25,00 (mês)2ª a 6ª
CentroOeirasPraia da TorreAvenida da MarginalMarOutdoorSimn/aTodo o Ano
NorteCoimbraCentro Olímpico de Piscinas MunicipaisJardim da Praça dos Heróis do Ultramar50 metrosIndoorSim2,5006h45 - 23h15
NorteCoimbraPiscinas Municipais Rui AbreuRua António Sérgio25 metrosIndoorSim2,5007h30 - 22h45
NorteCoimbraPiscinas Municipais Luís Lopes da ConceiçãoR. Pinheiro Manso 1325 metros IndoorSim2,5007h30 - 22h45
Norte CoimbraPosto Náutico do Parque Verde do MondegoAv. LousãRioOutdoorSimn/aTodo o Ano

* Chegar e Nadar? – Se é possível chegar e nadar, sem pré-inscrição. | ** Preço? valor referência para um adulto nadar 60-min em horário normal e regime livre.

Piscinas Municipais

 

As piscinas municipais em Portugal funcionam relativamente bem e têm, regra geral, um acesso bastante acessível, com pistas próprias para utilização livre e pouca afluência em horário laboral. O procedimento é (quase sempre) chapa 5: numa primeira visita, podem fazer inscrição na hora, pagam uma pequena taxa por um cartão magnético e carregam o mesmo com um valor à escolha do qual desconta por cada visita única. Regra geral têm entre 60 a 90 minutos para utilizar a piscina por cada débito e os dias úteis são mais baratos que os fins de semana, com valores a rondar €2,00 por sessão, em média.

Em alguns casos, a piscina não obriga a uma inscrição e respectivo cartão de acesso e podem aceder à mesma mediante um pagamento único de utilização livre. Em outros tantos casos, onde a regulamentação é mais restritiva, é pedido a apresentação de um exame médico desportivo declarando-vos aptos à prática desportiva. Em vários anos de experiência, esta última situação só nos aconteceu uma única vez e, caso sejam federados na Federação de Triatlo de Portugal ou Federação Portuguesa de Natação, o cartão de atleta será suficiente.

Rotas de Ciclismo

Os nossos percursos recomendados para pedalar em segurança

NomeZonaLocal de PartidaDistânciaGanho de elevaçãoDificuldadeSegurança no PercursoGPX
Loop de Mafra
CentroEstoril134 Km2200m8
7GPX
Volta à Serra (tradicional)CentroGuia48 Km768m63GPX
Tróia a Sagres (2018)Centro / SulTróia202 Km1760m54GPX
Tróia a FóiaCentro / SulTróia192 Km2300m74GPX
Ida e volta a V.F.XiraCentroEstádio do Jamor88 Km600m23GPX
Setubal TriathlonCentro / SulPUA901100m57GPX

* Dificuldade – Avaliamos a dificuldade do percurso tendo em conta a altimetria do percurso e tecnicidade das descidas. Não consideramos a distância, sendo que percursos mais longos deveriam ter, em teoria, maior dificuldade. | ** Segurança – Avaliamos a segurança do percurso tendo em conta a afluência de carros, existência de berma, visibilidade das subidas e descidas.

Ciclovias

Têm vindo a surgir, a ritmo lento é verdade, ciclovias espalhadas por todo o país e a bicicleta tem se tornado num meio de transporte bastante prático e gratuito nas grandes cidades. As ciclovias existentes não servem – ainda – para treinos exigentes e/ou longos mas são uma alternativa real para cumprir pequenas distâncias ou até mesmo um treino curto de recuperação.

Descobrimos um site – CicloviasLX – com as principais ciclovias de Portugal e informações sobre bike sharing na capital, onde podem consultar as pistas existentes e adicionar novas: abrir numa nova janela.

O nosso clube no Strava!

Um nova meta à tua espera

Desbloqueia o teu potencial

Uma modalidade que envolve três desportos tem bastante ciência e especificidade na sua preparação. Remover da equação de treino a parte do ‘pensar’ no planeamento e a emoção, facilita não só a performance como reduz todo o stress associado ao processo.

Planos de treino com e sem acompanhamento diário

Testes físicos e cálculo de taxa de suor

Planos para abastecimento em prova e carbo-loading

Análises sub-aquáticas da técnica de natação