Foto de topo: IRONMAN © 2017 | www.ironman.com

Sabia que pode participar no Ironman Hawaii mesmo que nunca tenha conseguido um slot no seu age group? É verdade, através do programa Ironman Legacy é-lhe atribuido um slot, sem sorteio, e apenas como recompensa de ser um fiel participante das provas Ironman ao longo dos anos.

 

O que é o programa Ironman Legacy?

Em 2012 foi criado o programa Legacy como forma de premiar e reconhecer os atletas de Ironman mais dedicados e repetentes na distância. Através do programa Legacy, atletas que tenham completado um certo número de provas Ironman, oficiais do circuito WTC, e que nunca tenham obtido qualificação para o Ironman Hawaii têm a oportunidade de ser seleccionados e receber um slot dedicado de entrada na prova, independente dos seus resultados e nível atlético.

 

Candidatura para os slots Ironman Legacy em 2020

O período de candidatura online abre, regra geral, no final de Novembro de cada ano, prolongando-se até ao final de Janeiro do ano da prova. Portanto, para 2020 o período deverá ser de Novembro 2019 a Janeiro 2020, durante o qual atletas que tenham completado o número mínimo de provas e cumpram os outros requisitos mínimos, podem submeter o seu nome para concurso. Ao submeter a sua candidatura a mesma leva um período de 3 a 5 semanas para validação e caso seja válida, o slot ser-lhe-á atribuido eventualmente.

A lista de atletas seleccionados é publicada no final de Fevereiro para a prova desse ano. Atletas selecionados recebem uma notificação por email caso lhes seja atribuído o slot e um link onde podem concluir a sua inscrição até ao final de Agosto de cada ano. O programa Ironman Legacy não é um sorteio no sentido em que se colocam os nomes todos numa tombola e se tira uns quantos à sorte mas é um programa de selecção com base no timing de candidatura. Portanto os primeiros a inscrever-se, recebem o slot após validação.

Caso um atleta receba um slot Legacy e compita no Ironman Hawaii deixa de ser admissível para o mesmo programa no futuro, pode no entanto tentar novamente a qualificação através do processo normal de age groups. Dada a popularidade do programa Legacy é normal haver mais candidaturas por ano do que slots disponíveis pelo que é frequente existir uma lista de espera que translada para o ano seguinte. Caso seja colocado em lista de espera não será necessário apresentar uma nova candidatura mas deve completar pelo menos um evento oficial Ironman durante cada ano para manter a sua admissibilidade.

 

Quais os requisitos mínimos de candidatura?

À data deste artigo, os requisitos para a edição de 2020 são os seguintes:

  • O atleta deve ter completado um mínimo de 12 eventos oficiais Ironman, na distância full, incluindo provas ainda existentes no circuito Ironman ou extintas do mesmo. Apenas provas oficiais Ironman contam para este mínimo.
  • O atleta nunca ter conseguiu a qualificação para o Ironman Hawaii através do processo normal para age groups ou profissionais.
  • O atleta ter completado pelo menos um Ironman oficial em cada ano de 2018 e 2019. Caso seja colocado em lista de espera, o atleta deve continuar a complete um Ironman oficial por cada ano mas neste caso pode optar por manter a sua admissibilidade completando apenas um 70.3.
  • O atleta estar inscrito para pelo menos um Ironman oficial em 2020.

 

Sobre o autor:
Pedro Gomes

Pedro Gomes

Atleta profissional de Triatlo

Atleta profissional de Triatlo focado na distância IRONMAN™ e a competir no circuito mundial da distância promovido pela World Triathlon Corporation. Treinador pessoal de triatlo, formado pela QT2 Systems e Ironman U™,

Recursos para Triatletas

Onde nadar?

Nem sempre é fácil encontrar uma piscina para nadar e por isso criámos um directório com os melhores ‘spots’ para dar umas braçadas.

Rotas para Ciclismo

Descobre os nossos percursos recomendados para pedalar em segurança.

Grupos de Corrida

Companheiros de estrada ou trilhos e autênticos ‘cavalos de corrida’.

*brevemente disponível*

Define um objectivo.  Encontra um equilíbrio. Aceita o desafio. Desfruta da recompensa.

Se não é possível esticar as 24 horas de um dia, torna-se imprescindível ser organizado e encontrar um ponto de equilíbrio entre o treino, a recuperação e a vida profissional e familiar daí se considerar que mais que um desporto, o triatlo é um adoptar de um novo estilo de vida.

É possível encontrar vários planos de treino online mas onde a progressão do treino não equaciona aquelas sessões perdidas por falta de tempo ou disponibilidade emocional.

No Treino Triatlo acreditamos que um plano de treino deve ser customizado e ajustado ao teu dia a dia e que a progressão seja feita ao teu ritmo.